Destaques na Copa Mundo do Futsal alcançam o topo da modalidade com o Mallorca Palma
O grupo do Mallorca Palma (ESP), que subiu ao pódio para receber o troféu de melhor equipe do mundo na temporada 2023, na última quinta-feira (7), em Foz do Iguaçu, contava com quatro jovens atletas com uma experiência diferenciada no currículo. Fabinho, Gordillo, Nil e Marcelo passaram pela Copa Mundo do Futsal para categorias de base, a principal vitrine para conhecer os futuros talentos da modalidade.
Com proporção internacional, as edições da Copa Mundo do Futsal Sub-21 já alcançaram milhares de torcedores ao redor do mundo e impactaram a vida de muitos garotos. Como é o caso do paranaense Fabinho. Em 2022, ele vestiu as cores do Joinville/Krona durante a competição e, no ano seguinte, representou o Mallorca Palma Futsal, seu atual clube.
“Foi uma experiência que mudou muito minha vida. Várias portas se abriram, me dando a oportunidade de escolher qual caminho seguir. Se hoje estou aqui foi graças à Copa Mundo do Futsal, competição que o mundo inteiro viu e eu pude me destacar”, afirmou o jogador de 22 anos, natural de Arapoti, interior do Paraná.
O Palma, de Fabinho, venceu o Cascavel Futsal por 4 a 3 nos pênaltis. Fabinho cobrou o tiro direto derradeiro. Antes da glória mundial, contudo, o paranaense já ostentava o título de campeão da UEFA Futsal Champions League com a equipe maiorquina.
“Há um ano, eu estava disputando a final da Copa Mundo Sub-21 e agora estive na final da Copa Intercontinental. É um reconhecimento que só veio por causa do desempenho no torneio de base”, finalizou.
Marcelo, Gordillo e Nil, companheiros do brasileiro no Palma Futsal, também participaram de edições anteriores da Copa Mundo do Futsal Sub-21. Eles destacam a visibilidade da competição dentro e fora do Brasil. Para eles, a disputa se tornou uma referência mundial.
“A competição tem muita visibilidade tanto dentro do Brasil como fora. Lá na Espanha todo mundo pergunta como funciona e, hoje, é uma das referências a nível mundial. A toda garotada que vai disputar a competição aconselho que deem seu máximo, respeitem seus treinadores e que vocês possam ser campeões assim como a minha equipe e eu”, disse Marcelo.
Além dos craques do Palma, a Copa Mundo do Futsal também já revelou talentos das cidades anfitriãs, como é o caso de Paranaguá. Em 2023, os atletas Gustavinho e o goleiro Ian Barcelos, que vestiram as cores do Rio Branco Futsal durante a competição, se destacaram e hoje atuam na equipe sub-20 do Magnus Futsal, de Sorocaba, um dos maiores clubes da modalidade.
“Foi através da Copa Mundo que estou aqui. Essa competição foi muito importante, pois grandes equipes estavam participando e felizmente consegui me destacar, o que resultou em um tempo depois no convite para atuar no sub-20 do Magnus”, destacou o goleiro Ian.
Ele conta que a experiência de fazer parte de uma equipe renomada é muito enriquecedora:
“Estar em uma das maiores equipes do Brasil está sendo uma experiência incrível. Tive que me adaptar em diversas questões como treinos, jogos, alojamento e também o fato de estar longe da família, mas, por este sonho, vale muito a pena”, completou.
Gustavinho foi artilheiro da Copa Mundo em 2023, com onze gols marcados em cinco jogos. O feito chamou atenção de diversos times nacionais e internacionais.
“A Copa Mundo foi muito importante para mim e para a minha carreira, pois é uma competição de muita visibilidade e foi através dela que cheguei até aqui. O fato de hoje estar em uma equipe tão grande como o Magnus está agregando muita experiência e aprendizado. Sem dúvidas, vai refletir no meu futuro”, comentou Gustavinho.
Tanto Ian como Gustavinho começaram suas carreiras no futsal nas categorias de base da Associação de Pais e Amigos do Futsal (APAF), de Paranaguá, e hoje jogam juntos o Campeonato Paulista Sub-20, no qual estão na decisão.
Sobre a Copa Mundo de Futsal:
A Copa Mundo de Futsal é uma competição disputada nas categorias sub-17, sub-19 e sub-21, nas modalidades masculina e feminina. Os torneios reúnem equipes nacionais e internacionais e são realizadas em sedes pelo Brasil, com o objetivo de fomentar o futsal em diferentes regiões. É a principal disputa voltada para o futsal de base no mundo.
Gordillo - Marcelo - Nil
Fotos: Christian Rizzi e Abel
Ian Barcelos (goleiro) e Gustavinho - Rio Branco Futsal Paranaguá
Fotos: Ana Carolina Campos